domingo, 23 de agosto de 2009

Inauguração do Museu de Aracoiaba



CERIMONIAL DA Solenidade de Inauguração do Museu Histórico e Cultural Dr. Salomão Alves de Moura Brasil – Local: GVT, data 15/08/2009. às 19h. Mestre do Cerimonial: Professor Lusmar Paz:

SENHORAS E SENHORES, É COM MUITO RESPEITO E SINGULAR SATISFAÇÃO, QUE OUSO SAUDAR AS DISTINTAS AUTORIDADES, AOS NOSSOS AMIGOS, TODOS OS NOSSOS CONVIDADOS, EX-ALUNOS E SEUS FAMILIARES E AO POVO EM GERAL, SINCERAMENTE, BOA NOITE.

INAUGURAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DE ARACOIABA – DR. SALOMÃO ALVES DE MOURA BRASIL

1. Em nome da Sra.Prefeita Municipal de Aracoiaba, Dra. Marilena Campelo Nogueira e da Superintendente do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba, Dra. Rose Mary Santana Matos, assumo neste momento, a PRESIDÊNCIA DOS TRABALHOS DO CERIMONIAL desta Solene e Histórica Noite.
2. Consequentemente, declaro aberta a solenidade, saudando a todas as autoridades CIVÍS, MILITARES E RELIGIOSAS, AOS PODERES: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO nas pessoas de seus representantes legais aqui presentes.
3. Há também que se ressaltar, a presença de todos os EX-ALUNOS, EX-PROFESSORES E DE SEUS FAMILIARES, que se deslocaram de outras cidades cearenses e de outros estados.
4. AGRADECEMOS igualmente as presenças dos demais EX-ALUNOS, EX-PROFESSORES, AMIGOS E FAMILIARES aqui presentes, como também dos DIRETORES, COORDENADORES, PROFESSORES, ALUNOS e AMIGOS ATUAIS, convidados Especiais e ao Povo de um modo geral.
5. Mensão Honrosa a todas as famílias de Aracoiaba.
6. Aos representantes da IMPRENSA: falada, escrita e televisada.
7. ASSISTIREMOS A SEGUIR, O ATO OFICIAL DE ABERTURA DESTA SOLENIDADE, com o HINO Oficial do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora, que será entoado pelo "Coral Veres Mares", formado pelos Professores, Coordenador e Diretora do GVT e da Escola Municipal Otília Alves do Nascimento, acompanhados pela Superintendente Dra. Rose Mary Santana Matos; de Dra. Eugênia Maria de Castro e Silva Moura, Diretora do Ginásio Virgílio Távora Dra. Eugênia Maria de Castro e Silva Moura e de representantes dos CORPOS: DOCENTE E DISCENTE DA Escola Municipal Otilia Alves do Nascimento.
8. Breve Histórico do Museu com Lusmar Paz.
9. Neste momento, ouviremos a palavra do professor dessa Escola o jovem Prof. Alberto Magno, REPRESENTANDO OS DEMAIS.
10. Ouviremos a seguir, a Palavra da atual Diretora do Ginásio Escola Normal Virgilio Távora, Dra. Eugênia de Castro e Silva Moura.
11. Dando prosseguimento, PARTICIPAREMOS DE UM NÚMERO QUE DR. SALOMÃO HAVIA DEIXADO PROGRAMADO PARA ESSA DATA. TRATA-SE DE UMA MÚSICA, QUE SEU PAI JOÃO MOURA CANTAVA PARA SUA MÃE DONA OTILIA E TOCAVA EM SEU GRAMOFONE, peça essa que aqui se encontra, DATADO DE 01 DE FEVEREIRO DE 1802.
A MÚSICA É REALMENTE DE MUSEU, MAS DONA OTÍLIA SEMPRE a CANTAVA E FOI AI QUE NOSSA SUPERINTENDENTE DRA. ROSE MARY APRENDEU E LOGICAMENTE COM A AJUDA DE DR. SALOMÃO, ELA A TEM NA MEMÓRIA.
Yara (Rasga o coração)
Assim o maestro Batista Siqueira analisa o xote "Yara", por ele considerado "uma obra prima de beleza e simplicidade".
Composto por volta de 1896, em homenagem a um barco homônimo, campeão de regatas denominado "Yara", só seria gravada em 1907, ano da morte de seu autor Anacleto de Medeiros. Tempos depois, quando já era peça obrigatória no repertório de bandas, recebeu letra de Catulo da Paixão Cearense que a rebatizou de: "Rasga Coração".

• COM VOCÊS, Dra. Rose Mary Santana Matos, ACOMPANHADA PELO TECLADISTA EX-ALUNO DO GVT E QUE FAZIA PARTE de "Os GENIAS", O CONJUNTO MUSICAL DO GVT, cantando a Música YARA – RASGA CORAÇÃO:

Se tu queres ver a imensidão do céu e mar
Refletindo a prismatização da luz solar
Rasga o coração, vem te debruçar
Sobre a vastidão do meu penar

Rasga-o, que hás de ver
Lá dentro a dor a soluçar
Sob o peso de uma cruz
De lágrimas chorar
Anjos a cantar, preces divinais
Deus a ritmar seus pobres ais

Sorve todo o olor, que anda a recender,
Pelas espinhosas florações do meu sofrer
Vê se podes ler nas suas pulsações
As brancas ilusões e o que ele diz no seu gemer
E que não pode a ti dizer, nas palpitações
Ouve-o brandamente, docemente a palpitar
Casto e purpural num treno vesperal
Mais puro que uma cândida vestal

Hás de ouvir um hino
Só de flores a cantar
Sobre um mar de pétalas
De dores ondular
Doido a te chamar, anjo tutelar
Na ânsia de te ver ou de morrer.

Anjo do perdão! Flor vem me abrir
Este coração na primavera desta dor
Ao reflorir mago sorrir nos rubros lábios teus
Verás minha paixão sorrindo a Deus

Palma lá do Empíreo
Que alentou Jesus na cruz
Lírio do martírio
Coração, hóstia de luz
Ai crepuscular, túmulo estelar
Rubra via-sacra do penar.


12. Palavra da Senhora Prefeita: Dra. Marilene Campelo Nogueira
13. HINO NACIONAL BRASILEIRO acompanhado pela Banda de Musica Municipal:Professora Gecilda Alves de Moura.
14. A SEGUIR, convidamos as autoridades e ao povo em geral para descerrarem a fita simbólica de inauguração do Museu e em seguida todos visitarão o Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário